CLaCS

Sigla em inglês para Cryo-Laser and Cryo-Sclerotherapy, segundo a Wikipedia, CLaCS é um modo de tratar lesões venosas nas pernas pela combinação do efeito do LASER transdérmico (aplicado sobre a pele) com a injeção escleroterápica (“ aplicação de varizes”), tudo isso sob resfriamento da pele (Cryo: ar gelado sobre a pele a 20 graus negativos). O LASER causa uma fototermólise seletiva, danificando a parede da veia, reduzindo a sua luz.

Como segundo procedimento, o agente esclerosante é injetado onde a veia ainda permanece aberta, combinação que permite tratar veias outrora tratadas com opções mais invasivas (por exemplo, retirada cirúrgica-flebectomia).

Para melhorar os resultados, a técnica CLaCS pode ser guiada pela realidade aumentada (VeinViewer ou Accuvein). Outra descrição detalhada da técnica CLaCS pode ser vista no site da Clínica Miyake, São Paulo- São Paulo, www.varizes.med.br/clacs.html, precussora dessa modalidade terapêutica.

Em última instância, a técnica CLaCS tende a melhorar os resultados, em vista da associação de dois tipos diferentes de agressão (térmica e química) ao vaso que se pretende eliminar.

Adicionalmente, os jatos de ar gelado minimizam a sensação de desconforto durante as sessões. Isso pode representar a diferença entre fazer ou não fazer o tratamento, devido ao fato que alguns o consideram muito doloroso.

Também o tempo de tratamento pode ser encurtado com etapas mais prolongadas e necessidade de comparecer à clínica menos vezes.